SERÁ QUE AS CERTIFICAÇÕES ANBIMA FAZEM SENTIDO PARA MIM?



Bem, tudo depende de 3 coisas: Em que momento da carreira profissional você se encontra; Quais seus objetivos para o futuro na carreira bancária e Como está o seu momento de vida pessoal. Neste artigo eu te ajudo a refletir um pouco sobre isso.

Em que momento da carreira profissional você se encontra

O momento na carreira, vai indicar se fazer CPA10, CPA20 ou CEA, faz sentido para a sua formação na carreira bancária. Por exemplo, se você hoje trabalha em outra área e quer entrar no mercado financeiro,  faz muito sentido tirar no mínimo a CPA10 (pode ir direito para a CPA20, mas não recomendo), tanto para entender os assuntos deste mercado, como para ter mais chances numa entrevista para a vaga. Se você já trabalha num Banco ou Cooperativa de Crédito, ou em qualquer empresa do mercado financeiro, faz mais sentido ainda ter Certificações, pois elas que irão projetar a tua carreira para o futuro e para cima, então, se tem a Certificação Anbima CPA10, sugiro que você faça, a CPA20 e depois a CEA. 

Quanto mais Certificações, maior seu nível de conhecimento, mais respeitado, mais estabilidade, mais retorno financeiro e oportunidades virão.  Em termos de conhecimento, nunca é bom ficar parado, achar que já sabe tudo, o conhecimento é seu, ninguém te tira e te dá estabilidade e sucesso.

Quais são seus objetivos para o futuro na carreira bancária 

Bem se você entrou agora no mercado financeiro, é provável que já fez alguma Certificação e não vai querer parar, então sugiro que siga em frente, com novas Certificações, até porque os seus colegas já devem ter Certificações e você terá que acompanhar. Agora se você já trabalha no mercado financeiro, precisa decidir em que área quer ficar, se na área comercial ou se no administrativo (não precisa tanto de Certificações), tem algumas pessoas nesta área que não tem Certificação (porém mesmo assim, recomendo ao menos a CPA10), pela questão de conhecimento e oportunidades, (sabe né), as coisas mudam, a fila anda, então nada melhor do que estar preparado, oportunidades podem aparecer e aí para aceitar, precisamos ter a CPA10. 

Se for para área comercial, precisa pensar, se vai se contentar com o primeiro cargo de gerente de negócios (carteira) que te ofertarem e se aposentar nela, ou quer crescer e tornar-se um gerente alta renda, private, gerente de agências (médias e grandes) ou ser assessor de investimentos, orientando outros gerentes e indicando produtos de investimentos. Se for esta a sua escolha, bora fazer CEA ou  CFP. São decisões que você precisa tomar, lembrando que não tem certo ou errado, apenas são caminhos que existem dentro do mercado financeiro, e ter as Certificações fará muito sentido para a sua carreira, dependendo a decisão tomada.

Como está o seu momento de vida pessoal

Vamos supor que você acabou de engravidar, ou sua filha(o) nasceu neste ano. Imagine que você esteja terminando a Faculdade, e está fazendo o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Ou que tem alguém com problemas de saúde na família (ou você mesmo (a)) e que depende dos seus cuidados, tanto físicos, como financeiros. Estes são alguns exemplos (tem muitos outros), que podem influenciar nas suas emoções ou seu financeiro, para estudar como se deve para passar na prova. Nestes casos (extremos e únicos), e momentaneos, mesmo que você tenha como objetivo avançar na carreira bancária e que esteja num bom momento profissional, é preciso refletir se consegue encaixar algumas horas de estudo diárias na sua rotina. 

Aqui, não se encaixam as desculpas, como falta de tempo ou excesso de trabalho (pois isso sempre vai existir), e precisa ser resolvido (leia meu artigo sobre a tríade do tempo), pois sempre que temos algo para fazer, temos que encontrar meios e não desculpas. Por exemplo, uma coisa que ouço muito é as pessoas reclamar, que não tem tempo, porque são casados(as), tem filhos(as) e ainda trabalham o dia todo, pense que isso pode ser administrado e envolvendo a família na conversa, reservar um tempinho na sua agenda para estudar (uns 15 dias) e tirar a Certificação, que fará bem para todos (depois comemore). Até porque, fazer alguma Certificação da Anbima, aumenta a auto estima e faz muito bem para o "Ego".

Lembre-se que colocar uma Certificação Anbima no seu currículo, gera muitos fatores positivos, inclusive maior estabilidade, isso torna importante fazer escolhas, e dedicar um pouco de tempo do seu ano para estudar para a Certificação. Coloque como prioridade e foque.


E aí, faz sentido para você fazer as Certificações Anbima?

Comente

Um grande abraço do Professor Cláudio





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDE ESTÃO AS VAGAS DE TRABALHO NO MERCADO FINANCEIRO

COMO É A PROVA DE CERTIFICAÇÃO ANBIMA - CPA 20

COMO ENTENDER A DURATION E SUA RELAÇÃO COM A TAXA DE JUROS