LAVAGEM DE DINHEIRO - AS 3 FASES

 


Nesta semana atualizei vocês a respeito de conteúdos cobrados na prova, no que tange a Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLDFT).

Vamos agora relembrar as 3 fases do Crime da Lavagem de Dinheiro:

✔Colocação: a primeira etapa do processo é a inserção do dinheiro no sistema econômico. A colocação se efetua por meio de depósitos, compra de instrumentos negociáveis ou compra de bens. Para dificultar a identificação da procedência do dinheiro, os criminosos aplicam técnicas sofisticadas, tais como o fracionamento dos valores em quantias menores e a utilização de estabelecimentos comerciais que usualmente trabalham com dinheiro em espécie.


✔Ocultação: a segunda etapa do processo consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências que conecta o dinheiro à sua origem ilícita. Os criminosos buscam movimentá-lo de forma eletrônica, transferindo os ativos para contas anônimas preferencialmente, em países amparados por fortes leis de sigilo bancário (paraísos fiscais).

✔Integração: na última etapa, os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico. As organizações criminosas buscam investir em empreendimentos que facilitem suas atividades, podendo tais sociedades prestarem serviços entre si. Uma vez formada a cadeia, torna-se cada vez mais fácil legitimar o dinheiro ilegal.


Corrupção (levar dinheiro para fora do Brasil na cueca), na operação Lava Jato da Polícia Federal, foram descobertos vários casos que exemplificam esse assunto.

Seguem alguns exemplos de cada fase:


Não se esqueça que a compra feita com dinheiro do crime é a primeira fase, quando o dinheiro já passou pelos Bancos (segunda Fase) e aí é feita a compra, caracteriza-se a terceira.

E a outra dica é que a sonegação fiscal, não é crime de lavagem de dinheiro, por exemplo a movimentação do dinheiro da empresa na pessoa física, sem a emissão de nota fiscal, é uma atitude que a Receita Federal irá fiscalizar e não a Polícia Federal.

No Brasil vieram à tona diversos exemplos de lavagem de dinheiro, qual deles você se recorda?

Desejo bons estudos


#cpa20 #anbima #ambima #cooperativas #cooperativasdecredito #bancos #certificação #professorclaudioanbima #cpa10anbima #cpa20anbima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDE ESTÃO AS VAGAS DE TRABALHO NO MERCADO FINANCEIRO

COMO É A PROVA DE CERTIFICAÇÃO ANBIMA - CPA 20

COMO ENTENDER A DURATION E SUA RELAÇÃO COM A TAXA DE JUROS